A MAIOR VENCEDORA DE BATALHAS DE SPOKEN WORD EM ANGOLA
depois de ter ganho o ‘Slam Tundawala’ e o ‘Muhatu’, Nzola Kuzedíua sagrou-se campeã do ‘Luanda Slam’, Slam da Guilhermina e segunda classificada do Slam Viral. A slammer tornou-se a primeira mulher a ganhar o Slam Tundawala e atualmente é a maior vencedora de batalhas de spoken word em Angola.
A 5.ª edição do ‘Luanda Slam’ aconteceu numa sexta-feira à noite, no ginásio do Mutu Ya Kevela, em Luanda, e contou com a participação de 16 concorrentes. Na ocasião, Nzola Kuzedíua foi a mais votada pelos 10 júris.
“Ser a primeira mulher a vencer o Luanda Slam tem um gosto muito especial. Sinto que represento todos as fazedoras e apreciadoras da minha arte, penso que vim mudar o paradigma e mostrar que é possível mulheres vencerem batalhas de spoken word...”, declarou.
Bona Ska, um dos júris, sublinhou que Nzola Kuzedíua é uma slammer cujo crescimento tem sido notável a cada apresentação fora e dentro dos concursos. “A qualidade técnica, o conteúdo e a expressão fluída, são alguns aspectos fortes da sua personalidade artística que a levam à distinção”, afirmou o também slammer.
Kiaco Zambo enfatizou que a vitória de Nzola Kuzedíua foi mais que merecida. “Dentre os 16 slammers participantes, ela foi quem mais energia transmitiu ao público, conseguiu envolver todas as pessoas na sala”, elogiou o também júri da 5.ª edição do ‘Luanda Slam’.
O dia 28 Agosto de 2019 também ficou marcado no seio da comunidade do Spoken Word em Angola, Nzola Kuzedíua venceu O Slam Tundawala, uma competição anual de spoken word (Poesia Falada) que tem como desígnio Promover a revelação de talentos, com a finalidade de divulgar e difundir a expressão e criação artística por meio da literatura.
Muhatu
Após vários empates, Nzola Kuzedíua sagrou-se campeã da 3.ª edição do Muhatu, competição de Spoken Word Feminino. Algumas organizações juntaram-se à causa e ofereceram prémios às primeiras classificadas, especialmente à vencedora da competição.
O Muhatu aconteceu na noite de 30 de Outubro de 2019, na Mediateca 28 de Agosto, no Largo das Escolas, em Luanda, e participaram 15 concorrentes. Depois de empates seguidos com a segunda classificada, Irene A`mosi, Nzola Kuzedíua sagrou-se a vencedora da prova.
Entretanto, a autora de 'Boneca Preta-Mãe das Mães' não foi a única a levar prémios, a segunda e a terceira classificadas também garantiram entradas directa ao Luanda Slam e formação profissional pela Liderança Feminina em Angola.
Muhatu, que significa mulher em Kimbundu, já foi na sua 4.ª edição e a vencedora foi a Poetisa Lua, a antes segunda classificada no Slam Tundawala 2019. O Muhatu é uma competição que dá espaço a voz e a intelectualidade feminina apresentadas em forma da palavra falada.
O ano 2020 começou e não demorou muito o mundo tinha de se adaptar ao novo normal, a Covid - 19 alterou e anulou muita coisa e na arte não fez diferente, Nzola Kuzedíua e Sankofa Umbi Umbi, apesar do momento estavam aptas para representar Angola no primeiro Slam da Lusofonia, e Angola esteve presente. Duas Poetisas representaram Angola: Nzola Kuzedíua - vencedora do Luanda Slam 2019 e do Muhatu 2019, Sankofa Umbi Umbi - Segundo lugar no Luanda Slam 2019, Slam Viral Internacional, a competição contou com 16 Poetas de da Lusofonia e Nzola Kuzedíua foi a segunda classificada, seguida por Sankofa Umbi Umbi.
Super artista da arte perfomativa
ResponderEliminarEnviar um comentário