Irene A mosi é Poetisa, Slammer, Atriz, Performer, Modelo e agora está com o desafio de brilhar para o mundo da cinematografia.
O mesmo serve de homenagem ao músico "Amosi jast a Label" pelo que representa na sua vida.
Nativa no mundo poético, começou a escrever desde cedo, batizada com o nome do seu avô que foi pastor, herdou a habilidade de comunicar, já a avó foi cantora no grupo coral, razão pela qual a palavra falada ou cantada fez parte da sua vida.
Mas foi no ano 2014, na fase dos 15 anos de idade que apresentou seu primeiro poema á um público maior isso na sua turma, Escola Sagrada Esperança na centralidade do Kilamba. Um dia por incentivo de um professor que os deu a liberdade de fazer o que quisesse, leu um verso poético de autoria desconhecida onde despertou os mais próximos.
Foi no programa Tchilar que sentiu a poesia querendo sair de si ao assistir pela televisão uma jovem que declamava o poema silêncio no programa, inspirada, naquele dia escreveu o seu primeiro poema com o mesmo título.
.
Ansiosa para mostrar o primeiro poema da sua autoria na escola, depara-se com um evento no qual precisava-se de um poeta, a convite de uma colega que lembrou-se dela levou-a para declamar diante de um público de mais de duas mil pessoas.
Enquanto atravessava uma fase depressiva no ano 2017, e ninguém a percebia em casa, foi acolhida pela arte da escrita. Por intermédio de um post no Facebook que falava do evento, minha "escola meu palco" conheceu a organização do evento que era Art Sem Letra, Gerida por Kiako Zambo, enquanto se fazia tarde Irene A'mosi foi chamada e apresentou pela primeira vez o seu poema como artista, foi quando teve o conhecimento de que o que ela fazia chamava-se de Spoken Word.
Daí conheceu os concursos e eventos do gênero e outros onde participou dentre eles, Muhatu, Artes ao Vivo, Luanda Slam, Slam Tundawala, Slam Delas Angola-Brasil, Moz-Angola Slam, Slam Luso, fez parte do projeto Leituras Assistidas, depois de ter feito parte de vários concursos percebe que estava a fazer carreira.
Sendo que já havia um contrato verbal desde a sua aparição, foi mesmo no ano 2020 que assinou na formalidade com a produtora Art sem Letras. Sobre o nome Amosi serve de homenagem ao músico "Amosi Jast a Label" pelo que representa na sua vida.
Texto: Cardoso Lopes
Atuação no Slam Tundawala
Enviar um comentário